segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Roteiros românticos

Olá! Hoje quero compartilhar com você uma matéria muito interessante que foi publicada na revista Viagem da editora Abril. Trata-se de Roteiros românticos. Veja as sugestões:


Campos do Jordão/SP

Só o fato de ser considerada uma das inúmeras suíças brasileiras já faz a cidade ter um lado romântico, que Wando nenhum botaria defeito. Entre as principais atrações da cidade destacam-se o Horto Florestal, os 17 jardins temáticos do parque Amantikir e em julho o Festival Internacional de Inverno, com apresentações de música erudita e popular. Mas se os planos forem outros, a cidade tem um friozinho (no inverno) muito propício para aproveitar bem os edredons e cobertores das pousadas e hotéis da região. O primeiro da lista do Guia Brasil 2009 é o Grande Hotel Campos do Jordão (Avenida Frei Orestes Girardi, 3549, 12/3668-6000, http://www.grandehotelsenac.com.br/).


Domingos Martins/ES
 

O charme de Domingos Martins vem principalmente dos traços fortes da colonização alemã. Principal centro da Serra Capixaba, esta cidadezinha tem um pórtico em estilo enxaimel que denuncia a origem, habitantes corados que ainda falam o dialeto pomerode, e várias casas de chá e café colonial e cantinas que lembram a Serra Gaúcha. O melhor: ela fica bem aos pés da serra, tem uma temperatura média de 12 graus e uma simpática pracinha central com flores, bancos e chafariz... O romantismo do lugar se estende também à principal atração: a Pedra Azul, que fica dentro do parque Estadual, e reflete tons variados conforme a incidência do sol. Os casais preferem um dos simpáticos hotéis com vista para o cartão-postal.

Gonçalves/MG

A 1.200 metros de altitude e com o clima ideal para casais que optam por algo mais tranqüilo, a cidade tem um estilo Gonçalves de ser, com suas pousadas bem cuidadas e charmosas. Para aumentar ainda mais o clima de romance, acenda a lareira e veja as araucárias do lado de fora. Entre as atrações, as Pedra Bonita, Pedra do Forno e Pedra Chanfrada (de onde dá para ver as anteriores) é um dos destaques. Belas paisagens, bons hotéis e pousadas (a maioria não aceita crianças). Entre as melhores na indicação do Guia Brasil 2009 está a Pousada Solar d’Araucária (Acesso pelo Km 2,5 da estrada para Jundiaí, 35/3654-1398, solardaaraucaria.com.br).

Ilhabela/SP

Não é por nada, mas Ilhabela é um lugar melhor para maiores de 18 anos. Pelo menos nas mil-e-uma pousadinhas charmosas, com hidro no quarto, vista para o mar e prosecco de welcome drink. Os casais dominam o cenário: dos tranqüilos, que sentam no píer da Vila para ver a partida dos barcos e o tráfego das canoas coloridas, aos aventureiros, que vão de jipe até Castelhanos para namorar na ilhota do Amor, em frente à praia com formato de coração. Sem contar ainda os que se casam nas capelinhas e se refugiam no Bonete para curtir a lua-de-mel e as estrelas do céu mais romântico da ilha.

Monte Verde/MG

Ela é tão romântica que até é uma das candidatas à "Suíça brasileira". A estrada esburacada e cheia de curvas guarda (muito bem, por sinal) agradáveis surpresas encravadas na montanha. As dezenas de pousadas e hotéis foram feitos para os casais (muitos, aliás, não aceitam crianças): têm lareira, hidromassagem e paisagens serranas que convidam ao você-sabe-o-quê. Casaisinhos aconchegados transitam pela Avenida Monte Verde atrás de chocolates artesanais e delícias mineiras. O friozinho da noite pede uma fondue e um bom vinho. Mais emoção que isso só nos passeios de quadriciclo ou de jipe, em alta velocidade.

Petrópilis/RJ


Para descobrir o lado romântico de Petrópolis é preciso se infincar na serra e seguir para os seus distritos - Itaipava, Araras, Secretário, Pedro do Rio e Posse. São nesses lugares encravados no meio da natureza que hotéis e pousadas investem no conforto, charme e serviços especiais para os casais, como sais de banho, trufas e flores nos quartos. Alguns restaurantes da região estão entre os melhores do país e dão o tempero necessário para um bom final de semana a dois.

São Fransisco Xavier/SP

São Francisco é bonitinha, é charmosa e fica logo ali, em São José dos Campos. Os restaurantes são ótimos, lugares ideais para passar uma tarde inteira, colocar o papo em dia e namorar bastante. Na pracinha (é inha mesmo), é comum haver apresentações de música e à noite, o bar e restaurante Photozofia reúne shows, sopas e bebidinhas. Os chalés são românticos e não têm nada daquele climão de fatal. Bom gosto é a tônica da vila que fica na bela Serra da Mantiqueira.

Tiradentes/MG

Se existe um lugar em que o tempo passa devagar é esse. Pra subir e descer as ladeiras de pedra é mais que uma eternidade. Pra levantar da mesa depois de um leitão pururuca com tutu de feijão? É outra. Para sair de uma lojinha de artesanato (e você vai redecorar algum cômodo da casa pode apostar) vai ser difícil. E ainda tem os cafés, escondidos no casario colonial, com os mais deliciosos quitutes e quitandas... Impossível levantar. E a boa música que se esconde pela cidade? Vai te prender também. Assim como as camas aconchegantes das pousadas. Em Tiradentes, você vai querer sentir o tempo parar.

Visconde de Mauá/RJ

A vila - que era hippie nos anos 70 - agora vive da natureza e do clima de inverno. É bem verdade que no verão as cachoeiras lotam de turistas, mas é no friozinho que as ruas de terra dos vários centrinhos - Visconde de Mauá, Maromba e Maringá - fazem sucesso. Os casais sobem a sinuosa estradinha de terra em busca das pousadas charmosas, com lareira e vista da mata, além, é claro, dos restaurantes com luz de velas, cardápio elaborado e bons vinhos.

Gostou das dicas? Eu amei!

Um comentário:

  1. Que lugares maravilhosos! Estou louca pra conhecer Visconde de Mauá, já havia ouvido falar a respeito, mas não sabia que era um local turístico.
    Boas dicas.
    Beijos

    http://utilidadesemcasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir