Nas estações mais quentes, as pessoas tendem a mudanças de comportamento. Com a chegada do verão, isso é muito comum. Com isso, algumas pessoas se sentem indispostas para comerem justamente devído as altas temperaturas. Essa indisposição ocorre na maioria das vezes, devído a uma alimentação inadequada. Você sabia que alimentos energéticos mantêm ou aumentam a temperatura do corpo? Por isso, é necessário fazer algumas adaptações no cardápio. Neste calor,a alimentação requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos e principalmente manter a boa forma com saúde. O corpo necessita de um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso, é preciso ficarmos atentos a algumas dicas de alimentação adequada para o verão:
Alimentos Indicados:
Frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves.
Alimentos a serem evitados:
Alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.
Fracione as Refeições Diárias:
Cuidados:
Coma mais vezes, em menor quantidade.
- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros( ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.
Ingestão de líquidos devem ser frequentes:
Água, sucos naturais, chás e água de coco.
Água, sucos naturais, chás e água de coco.
- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.
Cuidados:
- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
- Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.
- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados.Procure saber a procedência dos alimentos.
- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.
Obs.: Segundo a nutricionista Angélica de Oliveira (integrante da Tônus - Fisioterapia Preventiva e Reabilitação) ,é necessário ter um cuidado maior no verão com a hidratação das crianças e idosos. Ofereça água em pequenos volumes, fresca, em uma temperatura agradável, mesmo que a criança não peça. Pelo menos uns 4 copos de água por dia. E tente fazer com que ela consuma sucos naturais no lugar de refrigerantes. Para nos hidratarmos bem, as melhores fontes, são a água, os sucos naturais de frutas e vegetais, os chás e a água de côco é uma ótima opção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário