sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tipos de Ambientes

Depois de tantas dicas de cores, vamos tratar de conhecer agora alguns tipos de ambientes. Cada um tem suas características; cada um combina com um tipo de decoração. Vejamos quais são:


AMBIENTE LUXUOSO: Ambiente espaçoso, geralmente não aconchegantes, revestimentos e objetos de decoração exclusivos e de primeira qualidade, pisos em granito ou madeia, prata de lei, tapetes luxuosos de alta procedência, plantas naturais, pinturas especiais, quadros à óleo de artistas consagrados. Móveis de época e de design especiais, cortinas arrastadas sobre o piso.


AMBIENTE SEMI-LUXUOSO: Ambiente intermediário: entre o luxuoso e o simples. não precisam ter somente peças exclusivas. Atuação de decoradores, usam-se laminados, fórmicas, não são exclusivas as maçanetas ou interruptores, podem ser usadas gravuras e cerâmicas. Móveis antigos e de design moderno.




AMBIENTE SIMPLES: Ambiente mais colorido, pode ser extremamente chique se houver uma boa distribuição de cores e proporção adequada. Mais comuns de serem vistos, valorizam o ambiente, pisos de cerâmica, sofás forrados, parede em tinta acrílica.



AMBIENTE ECLÉTICO: Ambiente com mistura de materiais e não de estilos, não têm uma dominância, têm proporção, escala, ritmo e equilíbrio. O ambiente se transforma em eclético de acordo com os objetos que a pessoa mantem. Nunca se torna um ambiente luxuoso.



AMBIENTE RÚSTICO: Ambiente especial integrado à arquitetura da construção, muito caro pois basea-se em materiais de demolição de fazendas antigas, com materiais naturais, sem brilhos, sem espelhos. Tetos, vigas e pilares em madeira aparentes. Móveis grandes, móveis de madeira incrustados com metal ou ferro (sem brilho), cadeira de balanço austríaca, ferro batido, cerâmica sem brilho, pedras, lustres e luminárias de ferro e cobre.



AMBIENTE RÚSTICO LUXUOSO (CASAS DE FAZENDA): Ambientes com móveis de época  (originais), ou móveis diferentes comprados em antiquários ou em design exclusivo. Ácessórios, adornos e tapetes de boa procedência e restauração da fazenda.

AMBIENTE RÚSTICO URBANO: Ambiente dentro da cidade, com viga de madeira pintada, parede de tijolo com verniz ou pintado, granito bruto, ferro pintado, piso de madeira encerado, madeira com palhinha encerada. Ambiente de pequenas proporções e com cores frias para aliviar o "peso" do móvel. Country americano.


                               

AMBIENTE SOFISTICADO: Ambiente "parece mais não é". Cores: preto, branco, dourado, prateado e uma cor de contraste. Muito usado em moteis, hotéis, boates, restaurantes, casas de decoração. Uso de espelhos, brilhos e jogo de luzes. Quadros de artistas contemporâneos, peças grandes e extravagantes, misturas inusitadas em texturas e estilos.


AMBIENTE CLEAN: Ambiente de poucos móveis, leve, com sobra de espaço. Frio, despojado, sem exageros, iluminação dirigida para peça ou detalhe, peças de qualidade.


AMBIENTE TEMÁTICO: Ambiente destacado pelo modismo ou paixão por lugares visitados e resididos. Pode ser africano, japonês, indiano e etc. Deve-se usar as regras de decoração e um bom livro temático.

(Decoração oriental)

 Fonte: LANNA, Márcia Raimondi. Apostila de Decoração de Interiores. Curso de extensão,2005.

Um comentário: