sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Psicologia das Cores

Você sabia que as cores caracterizam-se pelas influências psicológicas que exercem nas pessoas? É, isso mesmo! Já percebeu que um ambiente de cor quente no verão se torna ainda mais quente? Já no inverno se torna aconchegante e acolhedor. Por estas e outras razões a compreensão do caráter de cada cor é fundamental para o entendimento das harmonias cromáticas.

Vamos por partes para um melhor entendimento:

VIOLETA: cor morna; ideal para receber; criatividade; agitam; nobreza. De caráter melancólico, resignação, é a cor da saudade, velhice e agonia. Nos tetos oprime; nas paredes, alerta o subconsciente. É a mais profunda das cores, a mais pesada. Exige cuidado na aplicação.

VERMELHO: vida, ódio e amor; tentação; excitação; hipnotismo do olhar; contradição; é enganadora; sinônimo de juventude, de saúde e de riqueza; gula; paixões violentas; perigo; energia: fogo, sangue, pimenta malagueta; calor.

AMARELO: sabedoria, inteligência; mais luz; amor puro, suave e incondicional; delicado; alegria. É a cor mais fria das quentes, por estar próxima do verde. em local de trabalho, ativa forças e disposição.

VERDE: cor do equilíbrio; proporciona o descanço; inocência; esperança; repouso; limpeza; energia; crescimento; fé; contemplação. A cor que menos cansa a vista. Pessoas que gostam são tolerantes, liberais, acessíveis a problemas alheios, enamoram-se facilmente, gostam do dinheiro, são corajosas e egoístas.

AZUL: aumenta profundidade; indiferença; impotência; passividade; sonhos; fidelidade; disponibilidade; intuição; inspiração; sensibilidade; espiritualidade e simplicidade. Cativa, prende, suaviza, transforma e inspira. Quartos azuis são grandes e frios. Deve ser equilibrado, para não gerar tristeza e melancolia.

LARANJA: apetite saudável; dispersivo; evolutiva; rejuvenescedora; energia física; amor material. Cor quente, ativa, renovadora, mas em menor grau que o vermelho. Sugere abundância e entusiasmo. Estimulante para abatidos e doentes.

PRETO e BRANCO: cores neutras.

Fonte: LANNA, Márcia Raimondi. Apostila de Decoração de Interiores. Curso de extensão,2005.

Um comentário:

  1. Cor é fundamental na vida, seja no ambiente, na roupa ou em qualquer outro lugar. Alegra, estimula a criatividade, dá sono, abre o apetite. É fantástico ver e sentir as influências que elas exercem no nosso humor.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir